Carmelitas Descalças inauguram sede definitiva do Carmelo

Carmelo localizado em Emaús - Parnamirim/RN
O Carmelo Nossa Senhora do Sorriso e Santa Teresinha, da Ordem das Carmelitas Descalças, fundado em 16 de julho de 2009, na Arquidiocese de Natal, está em sua sede definitiva desde o último dia 19, dia de São José. A inauguração ocorreu às 9 horas, com a procissão do Santíssimo, saindo da sede da Província das Irmãs do Amor Divino, na BR 101, para a sede nova do Carmelo. Na procissão, o Frei Pierino de Jesus Crucificado, da Ordem dos Carmelitas, conduziu o Santíssimo Sacramento, acompanhado com cânticos e orações das Irmãs do Carmelo, de seminaristas e dos fiéis. O Frei Pierino representou o Provincial do Carmelo na solenidade.

Na nova sede do Mosteiro, o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e o Arcebispo emérito, Dom Heitor de Araújo Sales, recepcionaram os fiéis e o Santíssimo foi introduzido na Capela do Carmelo. Em seguida, o Arcebispo, Dom Jaime, presidiu a missa, concelebrada pelo Arcebispo emérito, Dom Heitor, e mais 16 padres da Arquidiocese, o Frade Carmelita e dois diáconos, além de inúmeros fiéis, que lotaram a capela.

Na homilia, o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira, falou da importância do Carmelo para a Igreja. “Sabemos que a Igreja Particular que dispõe da Bênção de Deus, através do Carmelo, se constitui num indicativo de uma Igreja madura e complementa valores, fundamentais, entre os quais a santidade. E nós somos chamados à santidade”. Para Dom Jaime, o Carmelo representa a certeza de contarmos com a oração permanente, diuturna, para que o Reino de Deus se manifeste. “É sinal da bênção de Deus. Devemos, agora, agradecer a Deus”, afirmou.

O Arcebispo Emérito, Dom Heitor Sales, é um dos responsáveis pela vinda das Carmelitas Descalças para Natal. Dom Heitor manifestou toda a alegria que estava sentindo no momento em que Dom Jaime pediu que ele falasse a respeito do Carmelo. “Isso que nós estamos vivendo, neste momento, é um milagre operado por São José. Foi a ele que entregamos nosso desejo de construir a sede do Carmelo e só podemos explicar essa obra como um milagre”, disse Dom Heitor. Numa conversa com a reportagem ele também manifestou sua alegria. “Estou muito feliz; é muito grande a minha alegria. Primeiro, porque consegui levar as Clarissas para Caicó; e agora, com a ajuda de Dom Matias e Dom Jaime, temos o Carmelo, em Natal”, comentou.

Dom Heitor lembrou que o Rio Grande do Norte é o único Estado do Regional Nordeste 2, da CNBB, que tem camelitas. O Regional é formado pelos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Atualmente, o Carmelo conta com 8 irmãs, sendo 5 professas e três formandas. “Depois que concluirmos a segunda etapa da obra, que já começa na próxima segunda-feira, teremos condições de acolher mais vocacionadas. Mas, no momento, ainda não temos, porque só contamos com oito lugares, já ocupados”, diz a Irmã Maria de Jesus, Superiora do Carmelo.

Depois da celebração, Dom Jaime deu a bênção do novo Carmelo e, em seguida, as irmãs apresentaram os cômodos a Dom Jaime, a Dom Heitor, aos Padres e demais presentes na Celebração. Ao mesmo tempo, Dom Jaime aspergiu todos os cômodos com água benta.
Carmelitas Descalças inauguram sede definitiva do Carmelo Carmelitas Descalças inauguram sede definitiva do Carmelo Reviewed by Josemar Oliveira. on 15:25 Rating: 5

Nenhum comentário: