Ultimas Postagens

quarta-feira, 20 de março de 2013

Carmelitas Descalças inauguram sede definitiva do Carmelo

Carmelo localizado em Emaús - Parnamirim/RN
O Carmelo Nossa Senhora do Sorriso e Santa Teresinha, da Ordem das Carmelitas Descalças, fundado em 16 de julho de 2009, na Arquidiocese de Natal, está em sua sede definitiva desde o último dia 19, dia de São José. A inauguração ocorreu às 9 horas, com a procissão do Santíssimo, saindo da sede da Província das Irmãs do Amor Divino, na BR 101, para a sede nova do Carmelo. Na procissão, o Frei Pierino de Jesus Crucificado, da Ordem dos Carmelitas, conduziu o Santíssimo Sacramento, acompanhado com cânticos e orações das Irmãs do Carmelo, de seminaristas e dos fiéis. O Frei Pierino representou o Provincial do Carmelo na solenidade.

Na nova sede do Mosteiro, o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e o Arcebispo emérito, Dom Heitor de Araújo Sales, recepcionaram os fiéis e o Santíssimo foi introduzido na Capela do Carmelo. Em seguida, o Arcebispo, Dom Jaime, presidiu a missa, concelebrada pelo Arcebispo emérito, Dom Heitor, e mais 16 padres da Arquidiocese, o Frade Carmelita e dois diáconos, além de inúmeros fiéis, que lotaram a capela.

Na homilia, o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira, falou da importância do Carmelo para a Igreja. “Sabemos que a Igreja Particular que dispõe da Bênção de Deus, através do Carmelo, se constitui num indicativo de uma Igreja madura e complementa valores, fundamentais, entre os quais a santidade. E nós somos chamados à santidade”. Para Dom Jaime, o Carmelo representa a certeza de contarmos com a oração permanente, diuturna, para que o Reino de Deus se manifeste. “É sinal da bênção de Deus. Devemos, agora, agradecer a Deus”, afirmou.

O Arcebispo Emérito, Dom Heitor Sales, é um dos responsáveis pela vinda das Carmelitas Descalças para Natal. Dom Heitor manifestou toda a alegria que estava sentindo no momento em que Dom Jaime pediu que ele falasse a respeito do Carmelo. “Isso que nós estamos vivendo, neste momento, é um milagre operado por São José. Foi a ele que entregamos nosso desejo de construir a sede do Carmelo e só podemos explicar essa obra como um milagre”, disse Dom Heitor. Numa conversa com a reportagem ele também manifestou sua alegria. “Estou muito feliz; é muito grande a minha alegria. Primeiro, porque consegui levar as Clarissas para Caicó; e agora, com a ajuda de Dom Matias e Dom Jaime, temos o Carmelo, em Natal”, comentou.

Dom Heitor lembrou que o Rio Grande do Norte é o único Estado do Regional Nordeste 2, da CNBB, que tem camelitas. O Regional é formado pelos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Atualmente, o Carmelo conta com 8 irmãs, sendo 5 professas e três formandas. “Depois que concluirmos a segunda etapa da obra, que já começa na próxima segunda-feira, teremos condições de acolher mais vocacionadas. Mas, no momento, ainda não temos, porque só contamos com oito lugares, já ocupados”, diz a Irmã Maria de Jesus, Superiora do Carmelo.

Depois da celebração, Dom Jaime deu a bênção do novo Carmelo e, em seguida, as irmãs apresentaram os cômodos a Dom Jaime, a Dom Heitor, aos Padres e demais presentes na Celebração. Ao mesmo tempo, Dom Jaime aspergiu todos os cômodos com água benta.

Nenhum comentário:

Traduzido Por: Mais Template - Designed By